CRATO- CE -Um incêndio de grandes proporções atingiu a Chapada do Araripe, no Cariri cearense, devastando cerca de 142 hectares, o equivalente a aproximadamente 130 campos de futebol.
A situação mobilizou uma força-tarefa composta por 42 homens, incluindo bombeiros e brigadistas civis, com apoio de equipes do ICMBio e da Guarda Civil Municipal do Crato.

O fogo teve início na noite de ontem, dia 29, e, até o momento, está parcialmente controlado graças aos esforços incansáveis das equipes de combate. Os profissionais têm trabalhado de forma contínua para conter as chamas e minimizar os danos ao meio ambiente.

Os brigadistas e bombeiros têm enfrentado dificuldades devido ao terreno acidentado e às condições climáticas desfavoráveis, mas continuam determinados a extinguir completamente o incêndio. “A princípio eram três principais focos, dos quais, dois já estão controlados. Resta um terceiro foco que se encontra dentro de uma área de declive, profundo como um canyon, o que dificulta bastante o acesso, pois as equipes precisam fazer uso de rapel para chegar até o foco do incêndio. Então, neste momento, os esforços da Força Tarefa estão concentradas nesta área.,” afirmou um porta-voz da operação.

O combate às chamas deve continuar nas próximas horas, com foco na contenção das áreas ainda ativas e no rescaldo das regiões já afetadas. A população local acompanha com apreensão o desenvolvimento dos trabalhos, na expectativa de que o incêndio seja totalmente controlado em breve.

A rápida resposta e a dedicação das equipes envolvidas têm sido cruciais para evitar uma tragédia de maiores proporções. As autoridades pedem a colaboração da população para evitar o uso de fogo em áreas próximas, especialmente durante o período de seca, a fim de prevenir novos focos de incêndio.

Com a situação parcialmente controlada, as próximas etapas incluem a avaliação dos danos ambientais e a implementação de medidas de recuperação para a área afetada. A solidariedade e o apoio da comunidade serão essenciais para a recuperação da Chapada do Araripe após este evento

Fonte: TC Noberto Santos

Sobre Redação Redenção News

Escritor e criador de conteúdo.