No coração do sertão, onde o vento carrega histórias de resistência, a água volta a correr como promessa cumprida. Nesta terça-feira (12), em Banabuiú, o Governo do Ceará inaugurou o setor 1 do Projeto Malha D’Água, levando “mais brilho, mais vida, mais riqueza e desenvolvimento”, narra a moradora local e analista ambiental Aline Silva Nobre, que faz parte do Consórcio Águas do Sertão, empresa responsável pela construção da estação de tratamento.

A cerimônia foi realizada com a presença do governador Elmano de Freitas, que fez um discurso emocionante. Ele iniciou afirmando que o dia era histórico para os cearenses, “com a chegada da água ultrafiltrada, com a máxima qualidade existente no mundo”. “Eu tenho certeza de que aqui é um dos recursos mais bem investidos que o Estado do Ceará já fez: garantir água tratada para as famílias que moram nessa região”, disse.

Elmano também frisou que água tratada representa saúde. “Eu tive a experiência de pegar água em carro-pipa para levar para casa, e poder estar hoje aqui nessa região dizendo ao povo dessa região que, se tiver uma seca, e se tiver água no açude Banabuiú, não faltará água na casa do nosso povo para beber, cozinhar, tomar banho, porque isso é saúde para o nosso povo”.

O Malha D’Água trará melhorias na saúde da população e mais qualidade de vida, a partir da água tratada, de acordo com o presidente da Cagece, Neuri Freitas. “Esse projeto foi pensado para que a gente tivesse uma grande estação de tratamento de água, instalada em um açude mais resiliente a seca e que essa estação proporcionasse a qualidade necessária para a água tratada. A partir dela, obviamente, a ideia é distribuir para os municípios. Em vez de pensarmos em uma estação de tratamento para cada município, optamos por uma estrutura de grande porte, com controle, boa qualidade, profissionais qualificados e que já envie essa água para os municípios contemplados. É isso que temos hoje aqui”, contou.

Durante a agenda, também foi inaugurado pelo governador o Sistema Adutor Banabuiú do Sertão Central, equipamento que fará a captação de água a partir do Açude Arrojado Lisboa para tratamento e distribuição nos municípios atendidos. Serão 688 km de extensão para fornecer água tratada a nove sedes municipais: Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, além de 38 sedes distritais (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), beneficiando 280 mil pessoas.

Na obra total, serão investidos R$ 675 milhões. Na segunda fase, serão beneficiados os seguintes municípios: Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e o distrito de Encantado, em Quixeramobim.

Giuseppe Vieira, Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), parabenizou o Governo do Ceará pelo investimento feito no equipamento. “O Governo Federal está aqui presente para enaltecer e parabenizar pelo trabalho que foi feito, nesse investimento que foi realizado num equipamento com tecnologia de última geração. E o governador Elmano elevou o nível de exigência, trazendo o padrão de referência para o Ceará, que é levar água de qualidade”, disse.

Transparência e participação popular

Maria Evandira é moradora de Jaguaretama e fez parte do Comitê do Projeto Malha D’Água, que, desde o dia 1º de novembro de 2023, funcionava como elo entre a construtora do equipamento e a comunidade dos municípios contemplados. Ela representava o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaguaretama.

O prefeito Marcilio Coelho, representando o povo banabuiense, agradeceu ao governador Elmano de Freitas pela entrega feita. “Teremos uma segurança hídrica por muitos anos, que esse sistema vai trazer não só para Banabuiú, mas para essas diversas cidades que estão sendo atendidas. Um projeto muito bonito, importantíssimo para o sertão central. A gente sai daqui muito agradecido e feliz por esse investimento”, disse.

Sobre Redação Redenção News

Escritor e criador de conteúdo.