A noite deste domingo (9) marcou um grande avanço para o desenvolvimento da indústria cearense. Na solenidade de abertura da 69ª Expoece, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas, junto a diversas autoridades, empresariado e representantes do setor, anunciou a certificação de cinco novos estabelecimentos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Com a certificação, as empresas Tijuca Alimentos, Pole Alimentos, Só Tilápia, MN Distribuidora de Frutos do Mar e Laticínio Belo Vale ficam habilitadas a venderem em todo o país.
Em sua fala, o governador Elmano de Freitas reconheceu a importância de fortalecer a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). “[Melhoramos] com o concurso e na estrutura. Porque sem isso não tínhamos a cetificação do SISBI, não teríamos o Ceará livre de febre aftosa, não teríamos vacinação e eu sou grato aos servidores da Adagri e aos produtores”.

Sobre a certificação, destacou que o produtor de leite ou frango, por exemplo, poderá vender para outros estados. “O que essas empresas estão ganhando é um certificado muito rigoroso para ela conseguir. É que elas vão poder vender para o Brasil inteiro. E o Ceará alcançou a condição de poder certificar essas empresas com reconhecimento nacional. E por isso nós temos que parabenizar esses empresários pelo esforço e pelo investimento”, apontou. “Tenho certeza que a Expoece é um sucesso. Para além da organização. É porque aqui está a nossa identidade”, destacou Elmano.

A certificação integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem como principal objetivo padronizar e unificar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal em todo o país.
Ao aderir ao SISBI, o controle de inspeção do Ceará é reconhecido como equivalente ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Isso assegura, por exemplo, a segurança alimentar dos produtos, permitindo que as agroindústrias vendam para qualquer estado brasileiro sem a necessidade de inspeção federal adicional.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, reafirmou o compromisso para que em 2026 a exposição seja ainda maior. “Reassumimos o compromisso de apoio e parceria, a partir da SDA, para gerar cada vez mais oportunidades”. Já o presidente da Adagri, Elmo Aguiar, falou da importância dessa noite, especialmente pela entrega da certificação do SISBI. “Certificadas elas poderão vender para fora do Ceará. Isso representa mais emprego e renda”.
O presidente da Faec/Senar, Amilcar Silveira destacou a importância do momento. “Hoje é um dia de festa para nós, porque vamos comemorar um feito para nós muito valioso. E a entrega do certificado SISB. São duas granjas, duas de pesca e uma de laticínio. Estamos desenvolvendo cada vez mais a pecuária leiteira”, observou.

Fonte: Governo do Estado

Sobre Redação Redenção News

Escritor e criador de conteúdo.