O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), alcançou, em 2025, um marco histórico, ao registrar 119.100 doações de sangue, o maior número já contabilizado desde o início da consolidação informatizada dos dados, na década de 1990. O resultado representa um crescimento superior a 8 mil doações em relação a 2024, reforçando o fortalecimento da cultura da doação voluntária no Ceará.

Esse avanço é reflexo do trabalho descentralizado desenvolvido pelo hemocentro cearense. Com duas unidades fixas em Fortaleza e cinco no interior, localizadas nos municípios de Quixadá, Crato, Sobral, Iguatu e Juazeiro do Norte, o Hemoce realiza regularmente coletas externas nos 184 municípios do estado. Ao longo do último ano, foram realizadas 772 coletas, ampliando o acesso da população ao serviço e reafirmando a solidariedade do povo cearense.

As bolsas coletadas são essenciais para pacientes que necessitam realizar transfusões de sangue e estão em tratamentos de câncer, doenças hematológicas, e precisam realizar cirurgias eletivas e de emergência.

Para a diretora-geral do Hemoce, Luany Mesquita, o resultado alcançado é motivo de orgulho e reconhecimento. “Atingir 119 mil doações em 2025 é uma conquista coletiva e motivo de grande orgulho para todos nós. Esse resultado demonstra que o Ceará avança na construção de uma cultura cada vez mais solidária, na qual a população compreende a importância da doação de sangue como um gesto de amor ao próximo e de compromisso com a vida. Cada doação representa esperança e fortalece nossa missão de salvar vidas em todo o estado”, destaca.

Sobre Redação Redenção News

Escritor e criador de conteúdo.